Brasil Transparente chega a Queimados

Município é o terceiro da Baixada Fluminense a receber o curso da CGU-Regional/RJ


Palestrante da CGU, Lidiênio Menezes
QUEIMADOS - Em parceria com a Unidade Regional da Controladoria-Geral da União no Rio de Janeiro (CGU-Regional/RJ), os funcionários da Prefeitura de Queimados inscritos no curso concluíram nesta terça-feira, dia 10, a capacitação do programa Brasil Transparente no Teatro Municipal Metodista. O objetivo do curso foi capacitar os agentes públicos para melhorar ainda mais o atendimento ao contribuinte pelo governo municipal. Princípios, diretrizes e efetiva implantação de transparência ativa e práticas de governo aberto foram passados pelos palestrantes.  

Durante dois dias, os servidores públicos participaram de três módulos que abordaram a lei de acesso à informação (LAI), portal da transparência, técnicas de atendimento ao público e do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (E-SIC), que permite via internet encaminhar pedidos de acesso à informação, além de acompanhar o prazo e receber a resposta por e-mail. No primeiro dia do curso, o prefeito de Queimados apresentou o novo layout do Portal da Transparência disponibilizado no site da Prefeitura (www.queimados.rj.gov.br), no link "Acesso à Informação". O portal recebeu uma nova “roupagem” com mais informações detalhadas para facilitar o acesso ao internauta. 

O analista de finanças e controle do Núcleo de Prevenção da CGU-Regional/RJ, Lidiênio Menezes, disse que a cultura de sigilo as informações pelos governos deve acabar para que confiança da população e a credibilidade da instituição pública aumentem. “Quando a sociedade tem acesso às informações disponibilizadas pelos órgãos públicos, eles têm confiança no serviço público. Além disso, eles se tornam agentes fiscalizadores e ajudam numa gestão pública mais eficiente”, disse Menezes, durante sua palestra sobre atendimento ao público.
        
Transparência administrativa  

Palestrante Marcelo Paluma falou sobre a LAI no primeiro dia do curso 
Para o controlador geral do município, Air de Abreu, é importante fornecer acesso sobre as questões de âmbito administrativo para provar ao cidadão que há uma gestão pública transparente e responsável. "Foi implantado o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), que atende solicitações e pedidos de qualquer pessoa sobre os atos administrativos da Prefeitura. Além disso, o portal facilita ainda mais o acesso do contribuinte as nossas receitas, despesas, contratos, licitações e até as publicações no Diário Oficial. Essa é uma determinação do prefeito Max Lemos que preza pela total transparência de sua gestão e prestação de contas”, comentou.  

Ao final do evento, os participantes com até 80% de aproveitamento do curso serão certificados pela CGU. Nesta quarta-feira, dia 11, será a vez dos conselhos municipais participarem do curso, mas com conteúdo voltado para a lei de acesso à informação e Portal da Transparência.


Fotos: Felipe Bragança-PMQ 












PATROCINADOR