Musical "EntreMundos" retrata de maneira lúdica a relação da tecnologia com as brincadeiras clássicas

A Fantástica Viagem do Era uma Vez ao Game Over

Foto do elenco musical "EntreMundos"
RIO - Que as crianças atualmente estão expostas a vários tipos de tecnologia é inegável. Muitas vezes os livros e as brincadeiras de antigamente são deixados de lado e facilmente trocados por smartphones e tablets. Mas será que os pais estão realmente preparados para enfrentar essas mudanças do mundo moderno? O musical infantil inédito “EntreMundos – A Fantástica Viagem do Era uma Vez ao Game Over” levanta essa questão retratada através de um mundo mágico, onde personagens de jogos e livros ganham vida quando dois primos não conseguem brincar juntos.

Conversamos com uma das autoras do texto, Joana Cabral, que falou do seu desafio de falar sobre o assunto:

“Quando a Lidy Marx (que também assina a direção) me convidou para escrever esta história, a identificação com a ideia original foi imediata, pois eu, que trabalho há mais de quatro anos com um projeto de estímulo à leitura (Projeto Autores-Mirins) e que também tenho uma filha que é uma grande leitora, percebo que as mães vivem, atualmente, um grande desafio que é o de fazer com que seus filhos brinquem mais, interajam mais, que peguem sol e principalmente, que leiam. Acredito que a leitura é a porta para a criatividade e o poder de sonhar. Mas por outro lado, os joguinhos e as informações que encontramos no mundo virtual, também estimulam o pensamento e o poder de decisão”, falou Joana.

Segundo ela, o segredo é “aprender a dosar o acesso aos aparelhos eletrônicos e despertar o interesse por outras atividades, não só a leitura, como também os joguinhos manuais. Escrever essa história foi, antes de tudo, descobrir que é possível juntar os dois mundos, que um não existe em detrimento do outro”, disse Joana.
          Mariana Lewis, Miguel Costa e Nicolle Castro
No palco os atores cantam, dançam e interagem entre si e com as crianças, sempre abordando a importância de unir esses dois mundos. Os primos Pedrinho (Miguel Costa) e Nina (Marina Lewis e Nicolle Castro) passam por uma situação muito comum na vida das crianças atualmente, qual a melhor brincadeira? O mundo digital ou o mundo real? Na verdade esse é um tema abordado por diversos profissionais que lidam com o público infantil, mas o importante é que os pais saibam dosar essa relação da melhor maneira possível. O encanto da plateia se completa quando personagens famosos ganham vida como o Pequeno Príncipe (Rodolfo Karvalho), Sieghart (Guilio Rizzo), Cinderela (Suzana Cordovil), Draculaura (Mariana Arôxa) e Sininho (Isabela Quadros). Os pais também ganham piadas próprias, como a participação mais que especial do Mestre dos Magos, quem não lembra do famoso desenho Caverna do Dragão?



Outras febres do momento também estão bem representadas na montagem, como os famosos Minions e Gato Tom.
Enfim, é diversão garantida para adultos e crianças. Todos os sábados e domingos, às 17h, no Teatro Fashion Mall até 29 de março.


Foto e Texto: Divulgação e reprodução da entrevista dada a Redação N4K  no dia 13/01/2015 no site








PATROCINADOR