QUEIMADOS RESGATA SUA HISTÓRIA

Escritores fazem uma pesquisa apurada e resgatam a história do Município de Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro


QUEIMADOS - O Município de Queimados , na Baixada Fluminense, no sábado 13 de dezembro, teve  sua história resgatada  através do lançamento da obra literária Queimados, Imagens de uma Cidade em Construção, dos autores e historiadores Nilson Henrique de Araújo Filho e Claudia Patricia de Oliveira Costa. O lançamento aconteceu no espaço cultural do Centro Educacional Manuel Pereira, um dos  Colégios mais antigos da cidade, situado à Rua Eugênio Castanheira, 19 – Centro de Queimados.
Momento de autografar o livro
O evento contou com a presença de alguns políticos, empresários, médicos, dentistas, educadores, cidadãos munícipes  da cidade e de outras. 
Primeira Rainha do Carnaval do Município
Fizeram-se presentes: Secretário de Cultura de Queimados, Marcelo Lessa; Secretária de Educação, Miriam Motta; Secretário municipal da 3ª idade, Luiz Alves (Dequinha); Eloiza Helena (Subsecretária de administração pública do município); Sr. Gonzaga (primeiro vice-preito da cidade); Sr. Luiz Alonso; Lelé; Sr. Sebastiaão Silveira; Sr. Ismael Lopes; Advogado, Juiz de Paz e Escritor Ozias Inocêncio; Professor Carlos Albino; Diretor Executivo do Jornal Folha Kariocas  Nelson Ferreira Neto; Produtor de Eventos e Moda, Wall Araújo; Sra. Vanda Langer que se sentiu lisongeada em fazer parte desta grande obra literaria. A mesma foi a primeira Rainha de Carnaval do Município.
Além de muitas outras personalidades e moradores que ajudaram na construção da história da cidade.

Não deixando de ser notado a satisfação nos olhos e na expressão facial do Sr. Nilson pai do historiador Nilson Henrique, seu tio que é empresario na cidade há décadas no ramo de peças e acessórios para Bicicletas, ficou emocionado  por ver o sobrinho realizando um sonho. Em meio a aplausos, após uma amostra de vídeos antigos, fotos e depoimentos, toda a plateia extremamente emocionada ficou de pé reverenciando a grandeza e o carinho com que foi feita a Obra.
"O lançamento foi um sucesso total! Porém Lamenta-se o fato de que, um evento de tamanha magnitude e importância não tenha contado com a presença de políticos, como os nossos excelentíssimos vereadores, e até mesmo representação política do Estado e do Ministério Público, que deveriam se fazer presentes, pois este município hoje ocupa uma colocação financeira importantíssima no ranking do desenvolvimento nacional"  
Os historiadores Nilson Henrique  e Claudia Patricia em entrevista a Folha Kariocas falaram mais sobre esta obra tão rica para compor a nossa história.

Escritores Nilson Henrique e Claudia Patricia em entrevista a Folha Kariocas
Luciana Felipe: Quais os motivos que os incentivaram a escrever ou melhor resgatar a história da cidade de Queimados?
Nilson Henrique:  A princípio havia uma necessidade de se colocar a disposição de outros pesquisadores o material que fomos coletando ao longo desta pesquisa. Já estávamos com uma gama considerável de documentação em nossas mãos e também de documentações que fomos adquirindo ao longo desta jornada que são entrevistas, depoimentos de pessoas que viveram na cidade e ajudaram na construção da história de Queimados. Era muito importante para nós lançarmos um livro que pudesse dar conta de popularizar estas documentações que fomos  adquirindo ao longo deste tempo de pesquisa.
Luciana Felipe:  Vocês encontraram algum obstáculo durante a pesquisa?
Claudia Patricia: Os obstáculos foram os inerentes a qualquer pesquisa, dificuldade de acesso aos arquivos, pois a cidade não possui um arquivo público e estes documentos estão dispersos   nas mãos de particulares. Ter acesso a estas pessoas  não foi uma tarefa fácil.
Luciana Felipe: Qual  o sentimento após ver todo este trabalho concluído?
Nilson Henrique:: É  um sentimento de dever cumprido, sobretudo, de muita felicidade. Ver que houve  aprovação do nosso trabalho, ver tantas pessoas em um sábado chuvoso  aplaudindo nosso trabalho, é realmente compensador, todo trabalho e obstáculo que enfrentamos valeu a pena.

Depoimento de Ismael Lopes 
"O interesse que as pessoas tiveram  em termos de obra literária é como se estivéssemos em família contando um pouco de nossa história" 
Ismael Lopes falando sobre o evento a Folha Kariocas
Luciana Felipe: Como Jornalista e cidadão Queimadense, qual sua avaliação desta obra, em termos de importância, para o município de Queimados?
Ismael Lopes: É um momento de história e ao mesmo tempo um momento histórico para nossa cidade. Este trabalho do Nilson Henrique e da Claudia Patricia é algo fantástico, estávamos precisando de um trabalho com esta seriedade, o resgate que ele faz da Cidade de Queimados é emocionante e a mesma ganha com isso consistência pois um povo sem história é um povo enfraquecido. Como disse o Nilson Henrique, ver todas aquelas pessoas no auditório me surpreendeu e também o interesse que as pessoas tiveram  em termos de obra literária é como se estivéssemos em família contando um pouco de nossa história. Isso não tem preço.  Não é um valor material e sim afetivo, espiritual e cultural muito grande.
Luciana Felipe: Com toda esta riqueza histórica, não está na hora das redes escolares incluírem esta história em sua grade escolar?
Ismael Lopes: Claro, acho que agora com a publicação deste livro, com o livro do Wilson lançado no início do ano, as instituições de ensino do município já poderão começar a pensar em colocar no currículo escolar algo que trate da nossa cidade. As fotos, os textos, as reportagens vão fortalecer muito nosso sentimento de povo queimadense, vai nos tornar, como disse antes, uma família. Agora existe uma ferramenta a ser explorada pelos estudantes. Espero que possa ser aproveitada.

Fotos: Nelson Ferreira Neto
Texto: Luciana Felipe \ Nelson Ferreira Neto



VÍDEO EM DESTAQUE

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA
Prestação de serviços