QUEIMADOS REALIZA PALESTRA E BAILE NO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO


O dia Internacional do Idoso foi comemorado em Queimados, na Baixada Fluminense com grande estilo. A Secretaria da 3ª Idade, na direção do secretário José Alves, o Dequinha, juntamente com sua equipe, preparou uma programação especial para os idosos.
A psicóloga Drª Claudia Santos, palestrou sobre “Educação e interacionalidade na 3ª idade”, logo após foi oferecido um café para os presentes e para fechar com grande estilo, no comando do professor de dança da secretaria Amarildo, um baile com músicas especiais na voz do cantor Markinhos Vargas.

Segundo o secretário, José Alves, há perspectivas de que outras palestras em diversas áreas como, ortopedia, ginecologia, urologia e geriatria, sejam ministradas para os idosos, trazendo informação de qualidade e de prevenção a terceira idade. O objetivo é que as mesmas sejam ministradas pelo menos duas vezes ao mês.

Auditório da Secretaria do Idoso do Município de Queimados, RJ
A Drª Claudia  Santos, o professor Amarildo e o Secretário José Alves, falaram sobre o evento a equipe de reportagem do Folha Kariocas. Veja:

Iago Lomeu: Drª Claudia, qual a importância do tema da palestra para os idosos?

Drª Claudia
: É fundamental esta oportunidade que é pioneira no município, ter palestras dentro da psicologia. O idoso precisa ter noção do que é favorável a ele, quais são as oportunidades que lhe são direcionadas para que haja uma postura diferenciada, uma postura de modificação, transformação e posicionamento diante daquilo que  eles precisam se conscientizar, de que eles vão precisar modificar a noção do papel a exercer dentro das comunidades da sociedade. Em Queimados com este tipo de trabalho se começa a semear esta transformação para o futuro, modificação de postura, de papel para as gerações seguintes


Iago Lomeu:  A maioria das pessoas não estão preparadas para chegar a terceira idade, que mensagem pode ser passada a esta geração e qual o preparo psicológico para estar na terceira idade?
Drª Claudia:  O preparo é a participação, principalmente da família, é se permitir e se considerar atuante. Dismistificar a idéia de que o idoso é uma pessoa dependente, incapaz. Não se pode mais ter esta visão.
A visão ideal é a de que um idoso pode ser um campeão olímpico, pode ter um sorriso estampado no rosto, isto é que tem feito a diferença.

SECRETÁRIO JOSÉ ALVES

Ferreira Neto: Quais os planos a serem desenvolvidos no próximo ano pela secretaria, dentro dos que já estão sendo desenvolvidos?

Secretário José Alves (Dequinha): Quero agradecer a Deus primeiramente, pois estou  muito feliz com a secretaria. Estou como gestor da secretaria e a cada dia fico mais feliz porque estamos interagindo e fazendo cumprir a nossa agenda e a grade da secretaria. Neste dia fiquei satisfeito com a palestra da drª Claudia que nos trouxe um tema muito especial de orientação ao idoso.
Atualmente temos 700 idosos cadastrados e isto é um orgulho para nós que temos trabalhado com dedicação trazendo qualidade de vida para a terceira idade de Queimados. Nossa equipe está todos os dias na secretaria trazendo responsabilidade, respeito, carinho, afeto e amor aos nossos anciãos. Estamos com o projeto de inserir aulas de dança, pilates e já começando a escrever nosso hino da terceira idade, que será um grande orgulho para todos nós. Estamos contactando empresários para estar abraçando este projeto e vir a patrocinar nossa secretaria, pois precisamos de transporte, como um ônibus ou uma van para transportar nossos idosos e podermos fazer nossos passeios com tranquilidade.
Nós recebemos a visita de companheiros de Curitiba, Valença e Três Rios, que vieram conhecer este projeto para ser implantados em seus respectivos municípios.
Isto é um grande orgulho para nós.

PROFESSOR AMARILDO

Ferreira Neto: Como tem sido sua experiência com o público da terceira idade?



Professor Amarildo: É muito gratificante, apesar de já trabalhar com este projeto em outros municípios. Temos que saber trabalhar com eles e mais do que levar a dança para eles, ter carinho e atenção é fundamental para que nosso objetivo seja alcançado.


Fotos: Luciana Felipe
Texto: Juliana Tavares
Reportagens: Iago Lomeu \ Ferreira Neto

VÍDEO EM DESTAQUE

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA
Prestação de serviços