PREVENÇÃO CONTRA DESASTRES NATURAIS MOBILIZA MESQUITA

Defesa Civil realizou encontro entre representantes de diversas secretarias para formação de grupo de trabalho

Reunião com a Defesa Civil do municípios com membros de diversas secretarias
Representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Mesquita formaram um grupo de trabalho e conheceram o Formulário de Informações de Desastres (Fide) nesta quarta-feira, dia 8. O documento, apresentado pela Defesa Civil Municipal na Dinâmica, em Rocha Sobrinho, deve ser preenchido sempre que houver um desastre e enviado para o Governo Federal, em Brasília, no prazo máximo de 10 dias. Após a análise das informações do formulário, a verba para o socorro às vítimas é concedida.

O município também já possui um Plano de Municipal de Contingência contra as catástrofes naturais, que costumam ser mais frequentes durante o verão, entre os meses de dezembro e março. As secretarias de Assistência Social, Educação, Transportes e Trânsito, Meio Ambiente, Obras, Saúde e Segurança Pública irão auxiliar o trabalho da Defesa Civil em caso de ocorrência de algum dos seguintes desastres: enxurradas, alagamentos, deslizamentos e inundações, além de incêndios.

Os responsáveis pela elaboração do plano municipal foram os agentes da Semdec Marlon Araújo e Anderson Pereira. "O objetivo é minimizar perdas, sobretudo as humanas. Os bens materiais poderão ser recuperados por meio de verba do Governo Federal e o preenchimento correto do Fide é importante. Por isso, os profissionais das outras secretarias estão aqui hoje", disse Anderson, acrescentando que em novembro deve acontecer uma simulação de desastre para minimizar os erros em uma situação real.

Foto: Francisco Filho
Texto: Alan Ferreira

PATROCINADOR