QUEIMADOS REÚNE ALUNOS PARA COMEMORAR A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Programação que se iniciou nesta segunda, 1, conta com dois dias de desfile e uma exposição artística

“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo.” Baseados no poema de Rubem Alves, e sob o tema “Dando asas à Educação de Queimados”, o município deu início às comemorações da Independência do Brasil. Se reuniram na Praça dos Eucaliptos na manhã desta segunda, 1º de setembro, representantes de todas as escolas municipais e alunos de escolas particulares e estaduais para oficializarem as festividades na cidade. Durante o evento houve apresentação de danças e premiação dos três melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas categorias rimas, literatura de cordel, poesia e propaganda que rendeu uma exposição disponível para a visitação no saguão da secretaria de Educação até sexta, 5. No sábado, 6, desfilam na Avenida Tinguá 13 escolas e cinco instituições além de representantes das secretarias a partir das 9h. No dia 13 a festa se encerra com o desfile na Estrada dos Caramujos.
A secretária de Educação, Miriam Motta, declarou, em nome do prefeito Max Lemos, oficialmente aberta às comemorações à data patriota e explicou o objetivo do tema deste ano. “Trouxemos o poema de Rubem Alves para inspirar nossos diretores, professores, pais e alunos a transformarem nossas escolas em lugares que dão asas para que vôos altos sejam alcançados. Nesse objetivo, trabalhamos o tema nas unidades e escolhemos as melhores obras para serem expostas na nossa secretaria. E nos próximos dias seis e 13, vamos nos reunir para realizarmos o desfile cívico, evento que traz para a população a inspiração de também alcançar vôos altos. Nossa meta é tornar a educação do município melhor a cada dia e acreditamos que isso se fará com a junção da escola e da sociedade que deseja e busca ter asas para alcançar vôos extraordinários”, comentou Miriam.
Premiação

A secretaria de educação ainda premiou os três melhores colocados nas categorias rimas, literatura de cordel, poesia e propaganda com troféus, medalhas e livros. Uma das crianças que ganhou o primeiro lugar na categoria desenho, foi Enzo Aguiar, de cinco anos, aluno da escola Ubirajara Ferreira, que deixou a mamãe Claudineia Aguiar cheia de orgulho. “O Enzo é muito estudioso e adora a escola. Estamos com muito orgulho do nosso pequeno e temos a certeza de que é só o começo de conquistas de sua vida escolar”, contou Claudineia.
Foram premiados também na categoria infantil – desenho, os Tamires Cardoso, 2º lugar, da escola José Anastácio Rodrigues e Guilherme de Oliveira. Na categoria anos iniciais – rima, os alunos Kelen Lima, 1º lugar, da escola Primeira Igreja Batista, Nethelly Moraes, 2º lugar, da escola Tiradentes e Cristopher Alexandre, 3º lugar, da escola Scintilla Exel. Na categoria EJA – poesia os alunos da escola Whashington Manoel, Denilza do Carmo, 1º lugar, Helen Cristina, 2º lugar e Ubaldo Braga, 3º lugar. E por último, na categoria ensino médio – propaganda a única aluna ganhadora foi Ivila Pequeno, do CIEP Sebastião Pereira Neto.

Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju Tavares
Fotos: Luiz Ambrósio 

PATROCINADOR