O USO DO FORMOL 

Saiba como essa substância é perigosa 


Muitas mulheres querem estar sempre com os cabelos bonitos, lisos, soltos, com um brilho intenso e muitas das vezes acabam opinando por usar o Formol, não só as mulheres, na verdade hoje em dia muitos homens também estão entrando nessa moda, mas sem pensar nas graves consequências que a substância pode causar. Além de usar nos cabelos, muitas pessoas estão usando também para o crescimento das unhas. Até eu mesma já usei e achava que era pura mentira o que diziam. Mas depois de alguns relatos que vi de pessoas que sofreram a consequência por ter usado resolvi parar.

O QUE É FORMOL?

O formol é um composto tóxico usada principalmente para a conservar tecidos humanos, evitando sua decomposição. Em doses altas e sob o calor dos secadores, se torna um gás altamente nocivo à saúde. Ao ser inalado, pode causar problemas respiratórios, desmaios, dores de cabeça, vômito e irritações na garganta e olhos. Já o contato de grande quantidade de formol em sua forma líquida na pele pode gerar: irritações e até mesmo queimaduras na derme e também no couro cabeludo; queda parcial ou total de cabelo. Além disso, o ele é considerado cancerígeno, e a mais grave consequência da exposição a tal substância é o óbito, que poderá ocorrer em decorrência de um choque anafilático causado pela sua inalação.
Nos cabelos, em altas quantidades ele tem o poder de conservar o formato dos fios no estado em que foi moldado. Apesar de deixar o cabelo liso por meses, o resultado do uso é o enfraquecimento dos fios e ressecamento, haja vista que causa danos à cutícula dos mesmos, ou seja, à camada mais superficial dos fios. O formol é responsável por dissolver as moléculas dos óleos que envolvem os fios do cabelo, o que, por conseguinte, acarreta no endurecimento dos fios. Além disso, o brilho que o ele proporciona aos cabelos é uma ilusão, algo que dura pouco tempo, isso porque o essa substância é responsável pela formação de uma película vítrea que envolve os fios e que concentra os nutrientes, a qual, contudo, é eliminada após algumas lavagens. Por isso, procure sempre uma escova progressiva sem formol.

O QUE PODE SUBSTITUIR O USO DO FORMOL E ALISAR O MEU CABELO? 

É importante que o produto alisante seja indicado para o seu tipo de cabelo. Para alisar cabelos crespos, muito encaracolados, estilo afro, a substância química ideal é o Hidróxido de Sódio, que é um produto sem cheiro que pode permanecer até 30 minutos no cabelo e que necessita de retoque na raiz dentro de aproximadamente 6 meses.


Já quem deseja alisar os cabelos que são encaracolados, mas não afro, deve optar pelo Tioglicolato de amônia; e quem possui o cabelo misto e com cachos pouco definidos e vários sentidos de crescimento dos fios, deve optar pelo Hidróxido de Guanidina. Todos eles conferem bons resultados e não contém formol na sua fórmula.

Vale lembrar que o perigo é maior quando há inalação. É o caso que acontece quando usado em escovas progressivas. 


CONSERVAÇÕES PERMITIDAS
Como conservante: 0,2%
Em esmaltes: 0,5%





Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju tavares
Foto: Google

PATROCINADOR