Crianças de Queimados participam de Piquenique Ambiental

Ação educativa teve plantio de 100 mudas

Foto  de crianças no piquenique ambiental
Videogames, tablets, internet e canais a cabo parecem ser os atrativos dessa geração, mesmo quando se trata de pequenininhos. Mas nesta terça-feira, dia 22, mais de 40 crianças de Queimados de 4 a 12 anos puderam ter um dia diferente do habitual, aprendendo a cuidar do meio ambiente e da natureza. Com o objetivo de orientar o público infantil sobre as práticas sustentáveis e apresentar aos pequenos as áreas de preservação ambiental (APAs) do município, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM) criou o Piquenique Ambiental. O projeto consiste na organização de uma ação educativa de forma lúdica, voltada para o público infantil, que acontece anualmente em uma das quatro APAs da cidade. Neste ano ela aconteceu na Área de Preservação Ambiental Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo com crianças do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), da Associação Circo Social Baixada e da comunidade local.

O Piquenique Ecológico aconteceu em dois turnos, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, onde foram plantadas 100 mudas. Além disso, as crianças participaram de uma gincana da “Caça ao Tesouro”, como forma de entretê-los com uma atividade, enquanto aprendiam sobre a vida dos insetos. Foram abordadas também práticas saudáveis do dia-a-dia, como descarte e recolhimento de lixo, além de conheceram placas de sinalização em prol do meio ambiente. Segundo o secretário municipal do Ambiente, Alex Dornellas, a data foi escolhida pela entrada da primavera e as mudas plantadas serão revisitadas no próximo ano pela mesma turma para ver o trabalho. “Este espaço é nosso, e do que é nosso devemos cuidar. A idéia é aproximar os munícipes das práticas ambientais, mostrando às crianças que, desde pequenos, já podem ser multiplicadores do meio ambiente“, destaca o secretário.

Cerca de seis educadores também participaram da atividade, sendo orientados sobre como trabalhar o tema no ano letivo. No ano passado o piquenique ocorreu no Parque Municipal Natural do Morro da Baleia, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, em julho, com 50 alunos da Escola Municipal Doutor Francisco Manoel Brandão. Dono do nome que leva o parque, o senhor Luiz Gonzaga de Macedo, também esteve presente aos 90 de idade e elogiou a iniciativa. “É muito bonito ver que esta cidade está crescendo em todos os sentidos, ela não só deixou de ser cidade-dormitório, como também passou a cuidar de suas áreas de preservação. Isso aqui era um matagal cheio de lixo, hoje está muito bem cuidado e reflorestado. O prefeito Max Lemos está de parabéns. Vamos fazer daqui o nosso Jardim Botânico”, destacou Macedo. 

Fotos: Luiz Ambrósio

VÍDEO EM DESTAQUE

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA
Prestação de serviços