PREFEITURA DE QUEIMADOS QUER TRANSFORMAM MUNICIPES EM MULTIPLICADORES AMBIENTAIS

Secretaria do Ambiente ensina práticas de preservação no bairro Valdariosa pelo projeto Ambiente Itinerante

Recentemente criado pela Secretaria Municipal do Ambiente de Queimados (SEMAM) para aproximar as comunidades das práticas ligadas à preservação ambiental, o projeto Ambiente Itinerante esteve no bairro Valdariosa em ação educativa. Durante toda a sexta-feira (22) os moradores do Condomínio Parque Valdariosa puderam aprender, na prática, a fazer hortas suspensas, jardins de pneu, descarte de óleo e brinquedos com material reciclável, além de receberem sementes e cartilhas sobre o meio ambiente. Esta é a segunda ação do projeto que acontece mensalmente em toda a cidade, a próxima será no dia 30 de setembro no bairro Jardim da Fonte.


O projeto vinculado ao programa municipal “Tempo de Plantar” – com foco em iniciativas educativas em todo o município –, foi lançado, em junho deste ano, na Praça Nossa Senhora da Conceição e já ação na cidade, em julho deste ano, no Circo Baixada, que fica no bairro Fanchen. Segundo o secretario municipal do Ambiente, Alex Dornellas, os bairros a receberem o Ambiente Itinerante são determinados por meio de um estudo dos lugares mais vulneráveis na questão ambiental. “A nossa ideia é aproximar a população e transforma-los em nossos parceiros no cuidado com o ambiente, é uma iniciativa que traz muitos benefícios para a cidade. Mostrar que eles são multiplicadores de praticas positivas com o meio ambiente”, explica o secretário.


De acordo com a chefe de gabinete da pasta, Luciana Lins, desde o lançamento, as ações vêm acontecendo mensalmente, mas a ideia é que passem a acontecer quinzenalmente para intensificar o trabalho de conscientização, de acordo com a vulnerabilidade do bairro, diagnosticada pela SEMAM. No Valdariosa, por exemplo, a questão mais agravante é o destarte de óleo, já no Jardim da Fonte é o escoamento de lixo. A dona de casa Vanuzia Correia esteve presente na ação para se informar a respeito do descarte de óleo. “Minha cunhada aproveita o óleo de cozinha que não dá mais para reutilizar fazendo sabão, fica ótimo, deixa a panela brilhando! Vim saber como se faz, quero preparar também, é econômico e descobri que evita entupimentos”, observa a dona de casa.

Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju Tavares
Texto: Camila de Paula
Fotos: Luiz Ambrósio

PATROCINADOR