INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA CRECHE MUNICIPAL DE QUEIMADOS ACONTECERÁ NO DIA PRIMEIRO DE SETEMBRO

Acontece nesta segunda, 1º de setembro, a inauguração da primeira creche municipal do município. A inauguração, que ocorreria no dia 28, foi adiada devido às más condições climáticas. A cerimônia da Creche Clotildes Martins Lemos acontecerá a partir das 16h, em sua sede que  fica na Rua Weder, N° 5, Bairro Novo Rio, próximo ao Bairro São Jorge. A unidade receberá cerca de 45 crianças diariamente. Com o objetivo de oferecer atividades pedagógicas direcionadas para propiciar o desenvolvimento integral dos alunos no educação infantil, a unidade atenderá crianças da faixa etária de dois anos a até um dia antes de completar quatro anos. Mais duas unidades serão inauguradas ainda este ano e a previsão da Secretaria Municipal de Educação é que, em 2016, a cidade tenha cinco creches em funcionamento, beneficiando cerca de 400 famílias. Atualmente, além da inauguração do atendimento nas creches municipais, Queimados mantém convênio com duas creches privadas.


E as atividades já começam a partir de segunda-feira (8). A Creche funcionará das 7h30 às 17h e contará com cerca de 20 profissionais para atender os educandos. A unidade terá três turmas, em horário integral, tendo em cada turno, um professor e dois auxiliares por turma. Além de atividades pedagógicas, o espaço oferecerá cinco refeições diárias. O Prefeito Max Lemos está empolgado com a inauguração e diz que a educação em Queimados é prioridade. Para ele, o Governo Municipal está trabalhando como nunca para melhorar o sistema educacional: “A educação vem recebendo investimento estrutural como nunca antes havia sido realizado. Tanto que 86% das unidades escolares já receberam atenção estrutural. Reformamos e ampliamos 14 escolas e construímos mais duas. Além do maior concurso da história do município realizado em 2012, investimos quase R$10 milhões na restauração e extensão de mais sete unidades. Em seis anos, 25 das 29 escolas já receberam investimento e ao todo, cerca de R$40 milhões já foram injetados na Educação” Disse. Ainda de acordo com o prefeito, todas as escolas serão reformadas e a intenção é de que cinco creches sejam inauguradas até 2016.


Após completarem quatro anos de idade, as crianças continuarão sua trajetória escolar nas unidades de ensino municipal. Das 29 escolas municipais, 25 atendem à pré-escola. Queimados também tem uma unidade especializada em receber alunos de quatro e cinco anos de idade. Atualmente, a Escola José Bittencourt, no bairro Inconfidência tem capacidade para 150 alunos. Para a Secretária Municipal de Educação, Miriam Motta, a cidade ganha uma creche referencial na Baixada Fluminense: “O processo educacional das creches tem como pressupostos básicos as interações e as brincadeiras, favorecendo o ensinar e o cuidar. A unidade escolar é diferenciada pois é a primeira creche da região que conta com uma equipe técnico-administrativo-pedagógica composta por diretor, orientadores educacional e pedagógico, supervisor escolar, secretário escolar e auxiliares de creche, favorecendo um trabalho integrado que privilegia as experiências e os saberes infantis. ”. Disse a secretária.

Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju Tavares
Foto: Luiz Ambrósio

PATROCINADOR