CAXIAS GANHA AMBULATÓRIO AVANÇADO DE ANTICOAGULAÇÃO

Agilizar e descentralizar o atendimento médico de pacientes cardiovasculares caxienses e de municípios vizinhos estão entre os objetivos principais do 1º Ambulatório Avançado de Anticoagulação da Baixada Fluminense, inaugurado nesta terça-feira (26/08) em Duque de Caxias. O espaço funciona no Hospital Municipal Moacyr do Carmo e  é um convênio de cooperação técnica firmado entre o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) e a Prefeitura de Duque de Caxias.
Agora, os pacientes do instituto evitarão o deslocamento para a Zona Sul do Rio de Janeiro, onde funciona o INC, para realizar exames e retirar medicamentos coagulantes: “Este ambulatório não é simplesmente uma parceria, é um exemplo para o Brasil. Não é justo que pessoas gastem cerca de quatro horas (ida e volta) para se deslocarem da Baixada ao Rio de Janeiro para a realização de um atendimento. Este modelo de ambulatório não é só para Caxias, e sim para o país. Significa a descentralização do serviço. É fundamental que a pessoa tenha os serviços fundamentais como esse perto de casa”, afirmou o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso.
Atualmente cerca de 1.400 pessoas oriundas dos municípios da Baixada Fluminense se deslocam até o INC, representando 70% do atendimento do instituto nesta área da cardiologia. Esta foi à primeira ação do Programa CARDIOREDES do INC para a implementação da Rede de Atenção Cardiovascular da Baixada Fluminense. “Teremos uma parceria na área de hemodinâmica e seremos um polo de atendimento cardiológico de alta e média complexidade com a chancela do Governo do Estado, além do apoio da universidade da nossa cidade (Unigranrio), para que Caxias tenha o serviço de saúde com a qualidade que os moradores merecem”, explicou o secretário de Saúde, Camilo Junqueira.
Para manter o alto padrão de qualidade no atendimento, a equipe que atuará no Moacyr do Carmo foi capacitada e qualificada. Além disso, equipamentos e insumos serão repassados pelo instituto e um computador e um software foram instalados no novo ambulatório. Os dados dos pacientes serão informatizados e repassados ao INC mensalmente para avaliação. Segundo o diretor geral do INC, José Leôncio de Andrade Feitosa, é uma enorme satisfação avançar com o serviço na Baixada: “Este é o primeiro passo importante da aproximação do paciente da região com um serviço de qualidade. É um avanço no atendimento cardiovascular nesta parceira importantíssima entre o INC, Cisbaf e a Prefeitura de Caxias”, disse Feitosa.

Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju Tavares
Fonte: O Melhor da Baixada



PATROCINADOR