''AULÃO'' DE GINÁSTICA EM QUEIMADOS PREVINE CONTRA O SEDENTARISMO E DOENÇAS CRÔNICAS

Mais de 60 idosos de Queimados participaram nesta sexta-feira, dia 29, de mais um “aulão” de ginástica e alongamento no Centro de Esporte de Lazer da Terceira Idade (CELTI). A iniciativa, que reúne os pólos de atividades físicas da cidade e acontece toda última sexta-feira do mês, é mais uma iniciativa da Secretaria de Municipal da Terceira Idade para combater o sedentarismo e estimular um envelhecimento saudável.  

Durante a “aulão”, os idosos fizeram exercícios de alongamento e de ginástica com o objetivo combater doenças crônicas e aumentar ainda mais a qualidade de vida. A maioria dos alunos pertence aos programas da Secretaria, que oferecem ao longo da semana aulas de ginástica gratuitas nas academias da terceira idade (ATIs) ao ar livre e nos pólos de atividade física.

Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, Dequinha, além de ajudar no combate ao sedentarismo, as aulas também aumentam ainda mais a qualidade de vida dos idosos. “Além de cuidarem da saúde e da mente, o aulão é uma oportunidade para os idosos interagirem com os amigos e professores. Essa iniciativa é uma forma de levar mais qualidade de vida, bem-estar e alegria a eles. Aqui no Celti é casa da terceira idade e sempre vamos trabalhar em prol deles”, contou Dequinha.  

Após as atividades, os alunos participaram de um café da manhã para recarregar as energias. As amigas Eliete de Almeida, 63 anos, e Maria Auxiliadora, 60 anos, sempre participam dos aulões e falaram sobre a iniciativa. “É ótimo reunir todos os alunos para fazer atividades físicas. Além de rever amigos, estamos cuidando da nossa saúde. Minha vida mudou para melhor depois que fiz os exercícios físicos”, disse Eliete. A aposentada Maria Auxiliadora contou que se sente com mais energia para realizar as atividades cotidianas. “Antes de fazer parte dos grupos de atividades físicas estava sedentária. Agora, faço caminhadas e o meu dia rende até mais. Tenho mais fôlego e energia”, contou.  

Os interessados em fazer parte dos pólos podem procurar diretamente a Secretaria e/ou um pólo de atividade física mais próximo munidos das cópias de identidade e comprovante de residência, informar fator sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-6526.  

Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju Tavares
Foto: Luiz Ambrósio

PATROCINADOR