AÇÃO EM SAÚDE ATENDE MORADORES DE JARDIM QUEIMADOS

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou, na manhã do último sábado (15), a Ação em Saúde nos Bairros, na igreja evangélica Assembléia de Deus do bairro Jardim Queimados. Neste ano o projeto já esteve em diversos bairros do município. A ação oferece serviços básicos de saúde à população do município e tem o objetivo de intensificar a prestação de serviços para as periferias da cidade, auxiliando e completando o atendimento. Cerca de 400 pessoas receberam atendimento.

A iniciativa acontece geralmente aos sábados, com uma ou duas ações por mês, dependendo da necessidade ou de pedidos dos moradores. Segundo a secretária da pasta, Dr.ª Fátima Cristina, a SEMUS procura dar prioridade aos bairros que não possuem Unidade Básica de Saúde. “É feito um estudo anteriormente para determinarmos onde será feita a próxima ação. Faz muita diferença na vida destas pessoas, principalmente no campo da imunização e marcação de exames. Eles já saem daqui com o encaminhamento e exame marcado nas unidades básicas do município”, destaca a secretária.

Serviços

Na ocasião foram oferecidos gratuitamente os seguintes serviços: atendimento médico (consulta clínica geral); vacinação em campanhas e suplementação de vitamina 1; pesagem do Bolsa Família; orientação pelos programas de hanseníase, tabagismo, saúde da mulher e saúde de crianças e adolescentes; coleta de preventivo; encaminhamento de exames laboratoriais como mamografia e ultrassonografia; visita sanitária com orientações de prevenção contra a dengue; aferição de pressão e glicose; distribuição de escovas, aplicação de flúor e escovação; entre outros.  

Ação aproxima a população

Para o aposentado José Bernardo Filho, a medida fez uma grande diferença em seus tratamentos. Com 75 anos, diabético e portador de câncer de pâncreas, ele soube da ação na semana anterior através da busca ativa da SEMUS no condomínio onde mora e ficou mais fácil realizar exames de rotina mais perto de casa. “Tenho que estar sempre de olho na saúde, mas com dificuldade de locomoção, foi bem mais fácil do que ir ao centro, medi a minha glicose e até minha esposa fez exames necessários”, conta. 

Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju Tavares
Texto: Camila de Paula 
Fotos: Luiz Ambrósio 

PATROCINADOR