QUEIMADOS RECEBE O PROGRAMA “CHEGA MAIS LEITURA” E CAPACITA REDE PÚBLICA


Em Queimados a leitura é levada a sério com brincadeira. Nesta quinta-feira (29/05) o município recebeu o programa “Chega Mais Leitura”, que tem por objetivo promover ações educativas de incentivo à leitura. O projeto, que já passou por diversas regiões do estado, foi idealizado pelo escritor Álvaro Ottoni, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Queimados, e a coordenação das Implementadoras de Leitura da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), professoras Márcia Colaço e Lucila Porto. A ideia é capacitar toda a rede de educação do município – professores, diretores e coordenadores – no primeiro dia, com palestras e dinâmicas, para, no segundo dia, um grande encontro com contação de histórias, arte circense e oficinas, despertar nos alunos da rede pública o interesse pela leitura através de atividades lúdicas.



Cerca de 600 profissionais da educação, em cada turno, participaram hoje da capacitação no Teatro Escola Marlice Margarida Pereira da Cunha, e mais de 700 alunos da rede pública participarão das atividades amanhã. Na programação, um espetáculo de dança dos alunos da Escola Municipal Scintilla Excel, coordenado pela Implementadora de Leitura Elisângela Oliveira, animou a plateia, além da recepção calorosa dos alunos caracterizados na entrada do teatro. Durante a palestra “O afeto e o olhar na educação e a arte de contar histórias”, o escritor Álvaro Otoni deu sugestões motivacionais de atividades lúdicas, jogos educativos, poesia, cotação de histórias e implementação de música e outras formas de arte nas atividades pedagógicas.

"As primeiras formas de expressão mais naturais dos alunos se fazem poeticamente, se vê pelas cartinhas apaixonadas, é nesse viés que eles aprendem e entendem. Temos que plantar sementes férteis de leitura. Sabemos que é difícil ser educador no Brasil, mas o que nos une aqui hoje é o afeto. Agradeço muito ao município por abrir as portas para a chegada do projeto. Ele não teve que arcar com nada e quem ganha com isso são as crianças”, expõe o idealizador.

O evento foi voltado para professores do ciclo de alfabetização até o 5º ano de escolaridade. nesta sexta, a partir das 8h30, ocorrerá o Show Lúdico – uma grande contação de histórias por palhaços, arte-educadores, artistas circenses e o próprio Alvaro Otoni – com a previsão de 500 alunos do Ciclo de Alfabetização. Já no período da tarde, das 13h30 às 16h30, o evento contará com a participação de aproximadamente 200 alunos em diversas oficinas. As oficinas terão como tema, segundo o produtor do evento, Marcelo Fisch: Histórias em Quadrinhos, Criação de Histórias e Personagens, Brinquedos Populares e Malabares.

Todos os alunos aprenderão cada técnica além de desfrutar de livros que estarão em exposição. A subsecretária municipal de Educação, Rosemary Silveira, destacou que este é um momento para aproveitar ao máximo, enriquecer-se e sugar todas as informações deste grande encontro. “Nós, professores, estamos sempre querendo mais. Por isso quando soubemos deste projeto fizemos contato e o possível para que nossas crianças desfrutassem”, afirmou a subsecretária.


Fonte: Prefeitura de Queimados
Fotos: Sem nome do fotógrafo
Blogueira: Juliana Andrade - Face: Juju Tavares

VÍDEO EM DESTAQUE

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA

CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS E CONHEÇA MELHOR NOSSA EMPRESA
Prestação de serviços